segunda-feira, 31 de março de 2014

Viva a diversidade!




Proposta de Intervenção

  1. Título – tema escolhido.

Viva a diversidade!

Todo mundo tem seu jeito de ser, de viver e de. ...


  1. O objetivo da proposta.
ü  Conhecer e refletir quanto às discriminações já vividas;
ü  Propor  ações que contribuam para a inclusão de todos;
ü  Discutir proposta inclusiva para construir uma sociedade mais solidária.


  1. Quem serão os participantes.
ü  Marizaura Pereira Farinha Jorge, Diretor de Escola.
ü  Claudenilson Nalesso, Vice Diretor de Escola.
ü  Suely Ferreira Costa, Vice Diretor de Escola – (Escola da família).
ü  Nicéia de Fátima Fadiga, Prof. Coord. – Ciclo II.
ü  Ronaldo Vieira Pinto, Prof. Coord. – Ensino Médio.
ü  Magda Souto Alabel, Prof.  Mediador.
ü  Professores do ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos).
ü  Professores do ensino médio (do 1º ao 3º anos).
ü  Diretoria de Ensino de Itapetininga - EE “Prof. Juvenal Paiva Pereira”.


  1. O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.


[  Primeiro momento; Conversa sobre os alunos com e sem deficiência, quais são as deficiências e quais recursos usar, para ajuda na sua aprendizagem.

[  Segundo Momento; Através do vídeo, (Estação de trem   A Bolacha - curta metragem- Train station   The Biscuit - short film) conscientizar que eu posso está errado em relação a minha atitude:
ü  Para o filme quando o rapaz pega o pacote de bolacha e questioná-los de forma negativa.
ü  Quando a senhora pega a ultima bolacha, perguntar para alguns: O que você faria? ...
ü  Questioná-los após o final, quantas vezes já pecamos e não tivemos a chance de repara o erro.
ü  Concluir que nem sempre a coisa  é o que parece - então cuidado com o “pre” “conceito”.
[ Outro vídeo só para descontrair  - Nem tudo é o que parece; Não julgue tão rápido. ...
[  Apresento alguns materiais que ajuda a pensar, como: quebra cabeça, jogo da velha, torre de Hanói, ache o erro, desafios através de teste – raciocínio lógico.

[  Tempo de Duração; 3 horas aulas – ATPC.

[  Alguns links de jogos;

  1. Quais resultados esperados.

ü  Reconhece e respeita as diferenças e que todos podem aprender;
ü  Aumento de 100 % na participação de ações voltadas à construção de uma cultura inclusiva.
ü  Perceber que melhor maneira de ajudar uma pessoa é ensina-la a pensar;






Maria Salete Leme Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário